O dia 29 de agosto de 2019 entrou para a história do olivoturismo do Rio Grande do Sul. Foi nesta data que o governador Eduardo Leite sancionou a lei 15.309/2019, que instituiu a Rota das Oliveiras...
Pousada Olival Vila do Segredo saúda o primeiro aniversário da lei que instituiu a Rota das Oliveiras
O dia 29 de agosto de 2019 entrou para a história do olivoturismo do Rio Grande do Sul. Foi nesta data, tendo como cenário os jardins da Casa Branca, sede do Executivo gaúcho na 42ª edição da Expointer, que o governador Eduardo Leite sancionou a lei 15.309/2019, que instituiu a Rota das Oliveiras, de autoria do deputado estadual Ernani Polo, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em 13 de agosto do mesmo ano.
A Pousada Olival Vila do Segredo, de Caçapava do Sul, na figura do proprietário Renato Fernandes, saúda a passagem do primeiro aniversário desta lei de grande relevância para o desenvolvimento do turismo e do agronegócio do Rio Grande do Sul, mais especificamente para a Olivicultura e Olivoturismo. Além dos já mencionados governador Eduardo Leite e do deputado estadual Ernani Polo, atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e autor da lei, cabe salientar a importante contribuição de Otomar Vivian, Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado; Covatti Filho, Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e de Paulo Marchioretto, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, o IBRAOLIVA.
Atualmente, a Rota das Oliveiras inclui mais de 20 municípios que têm atuação expressiva no cultivo e no beneficiamento das oliveiras. O estado do Rio Grande do Sul, pioneiro na introdução das oliveiras no Brasil, se destaca na produção nacional. De acordo com o Ibraoliva, a expectativa é de que até 2025, o Brasil conte com 25 mil hectares plantados.
A partir da lei que aniversaria, entre os dias 21 e 23 de agosto deste ano, a Pousada Olival Vila do Segredo se tornou o primeiro estabelecimento hoteleiro vinculado à Rota das Oliveiras a receber turistas de fora do estado. Um grupo de visitantes mineiros ficou hospedado na nossa pousada durante um tour de três dias pelo Circuito do Pampa, que inclui Bagé, Pinheiro Machado e Caçapava do Sul.
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608